Como a contabilidade é uma área bastante distinta da saúde, os dentistas costumam ter dúvidas quando se trata de empreender e gerir as questões fiscais do seu negócio.
Mas, para manter-se sustentável, qualquer empresa deve estar atenta à sua organização financeira e tributária. Por isso, neste post, vamos tratar sobre as principais questões que um dentista precisa saber ao empreender na área odontológica. Confira!
O que uma contabilidade para dentistas faz?
Durante a sua formação em odontologia, provavelmente você não recebeu instruções aprofundadas sobre como abrir e gerir um consultório e, principalmente, sobre como lidar com as questões contábeis.
Mas o fato é que qualquer empreendedor – seja da área da saúde ou não – precisa de um contador com conhecimentos específicos sobre as implicações jurídicas e financeiras do negócio.
Na área odontológica, o especialista em contabilidade é responsável por dar suporte ao dentista em relação às questões tributárias, garantindo uma manutenção eficiente da empresa.
Assim, uma contabilidade para dentistas coleta, analisa e registra os dados contábeis do negócio, a fim de garantir sua adequação às obrigações legais.
Dentista é melhor ser Pessoa Física ou Jurídica?
Se você é dentista e está pensando em empreender, deve estar se perguntando se vale mais a pena ser pessoa física ou jurídica (PF ou PJ)? Assim como em outros mercados, a resposta é: depende.
Ao abrir um negócio, diversas questões devem ser avaliadas, e o suporte de um contador especializado também ajuda a avaliar algumas questões que são necessárias, como faturamento, despesas, funcionários e objetivo da empresa.
Tudo isso vai impactar no momento de decidir obrigações contábeis como o tipo societário, o porte da empresa e o regime tributário.
Quais são as principais vantagens da contabilidade para dentistas?
Como cada setor do mercado é único, as clínicas odontológicas têm peculiaridades que outros tipos de negócios não têm, e que só um contador especializado é capaz de atender. Entre os principais benefícios desse serviço estão:
- Separar os gastos da clínica dos gastos pessoais da maneira correta;
- Controlar o fluxo de caixa do negócio;
- Analisar os resultados financeiros;
- Ajudar no controle de recebimentos e pagamentos;
- Realizar o enquadramento correto do negócio;
- Evitar erros no recolhimento de impostos;
- Permitir que o dentista concentre-se apenas na sua área de atuação.
Conte com uma contabilidade especializada
A contabilidade para dentistas é fundamental para a sustentabilidade do negócio, mas pode ser complexa de executar sem conhecimentos específicos, ainda mais porque a gestão incorreta do negócio pode implicar em consequências fiscais e legais.
No Rentabileasy, somos especializados em contabilidade para dentistas. Então se você quer ter uma gestão eficiente e evitar problemas na sua empresa, conte com a gente! Nossos especialistas estão prontos para te atender, entre em contato agora mesmo.